Na Seara de Ciencias da UFC vimos que o método de ensino de lá é muito bom, mas não muito diferente do ensino de nosso colégio. Por que ambos os professores tem capacidade de ensino muito boa, poucas coisa diferenciam a UFC do Castelo Branco como a forma estrutural e as vantagens que a UFC oferece, mas muitos alunos passam a vida toda estudando em escolas publicas e passam no 1° vestibular para uma uiversidade ferderal,como muitos alunos ja passaram em medicina ou em direitos que sairam do Castelo Branco.
Curso de Cultura Britânica foi criado na gestão do magnífico Reitor Antônio Martins Filho, em 4 de dezembro de 1964, através da Resolução Nº 166, do Conselho Universitário, com o nome de Centro de Cultura Britânica. O centro teve suas atividades iniciadas em 2 de agosto de 1965, sendo o Coordenador Geral dos Cursos de Cultura o professor Newton Teophilo Gonçalves. Posteriormente o Centro de Cultura Britânica integrou-se a Faculdade de Letras pelo Plano Básico de Restauração da Universidade Federal do Ceará, aprovado pelo Decreto Nº 68.279, de 20 de fevereiro de 1968, e depois, ao Centro de Humanidades, pelo Decreto Nº 72.882, de 2 de março de 1973. Nesta ocasião mudou sua denominação para Casa de Cultura Britânica.
CASA DE CULTURA ALEMÃ
CASA DE CULTURA ALEMÃ
A Casa de Cultura Alemã foi fundada em 1962. Durante todos esses anos, além de uma programação intensa e metódica no plano do ensino, tem divulgado as artes com apresentação de sucessivas exposições plásticas, a realização de concertos, a projeção de filmes de interesse educativo, a difusão da música de boa qualidade, fazendo ao mesmo tempo, a divulgação da língua, história e civilização alemãs. É também oportuno assinalar o papel da alta significação que essa Casa de Cultura vem desempenhando, como intermediária de cooperação entre nossa Universidade e instituições universitárias germânicas, como o serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - DAAD, o Instituto Goethe e a Sociedade Alemã de Pesquisa, entres outras.
CASA DE CULTURA ALEMA
A Casa de Cultura Francesa foi fundada em dezembro de 1968 e iniciou suas atividades letivas em março de 1969. À época se chamava Centro de Cultura Francesa e era vinculada ao Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará, condição na qual permaneceu até a criação da Coordenadoria Geral das Casas de Cultura Estrangeira em 1993. Foram coordenadores da Casa de Cultura Francesa os professores Bernard Laubié, Étienne Gossart, Francisco de Assis Garcia, Maria de Fátima Ramos Viana, André Kara, Catherine Clément, Jean-Pierre Heurtier, Djenane Regina Dias Soares, Dejanne Maria Lopes Gomes Rebouças, Liliane Maria Vidal Soares, Francisco Roterdan Fernandes Damasceno, Ângela Maria Matos Mesquita e Francisca Rejane Caetano da Silva. Atualmente o professor Francisco Roterdan Fernandes Damasceno coordena a casa pela segunda vez. De 1994 a 1998, a CCF teve como professor visitante leitor o Senhor Benoît Gaudin. Com um efetivo discente que varia semestralmente entre 1.100 a 1.200 alunos, a Casa de Cultura Francesa oferece regularmente o Curso Básico de Língua Francesa (420 horas) e o Curso de Francês Instrumental (60 horas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário